nota de 200 reais já esta em circulação


 O Banco Central lançou ontem a nota de 200 reais. Desde o anuncio de que viria uma nova nota da segunda família do real, a cédula vinha sendo aguardada com grande expectativa.


A nota apresenta a imagem do lobo guará nas cores cinza e sépia, estas cores foram escolhidas para facilitar a diferenciação das demais notas já em circulação. O tamanho é o mesmo da nota de 20 reais e segundo o Banco Central, tal medida foi uma via estratégica já que era necessário colocar em circulação um grande volume de notas em um curto espaço de tempo. Para lançar um novo tamanho, seria preciso adequar maquinários, o que demanda tempo.


Ao passo que lançar a cédula nos moldes da nota de 100 reais, não seria possível colocar os elementos de segurança escolhidos para a nota de 200 reais.


Polemicas envolvendo a nota de 200 reais

Certamente, o lançamento de uma nova nota não viria apenas com exaltação. Depois que o Banco Central anunciou a nova cédula, dez entidades anticorrupção assinaram um manifesto criticando a medida. Em resumo, as entidades alegam que a nova cédula beneficiaria atividades criminosas.



Em um trecho do manifesto, citam que a nota de duzentos reais facilitaria crimes como, corrupção e crimes do colarinho branco, além de tráfico de drogas, tráfico de armas, contrabando, terrorismo, entre outras.


Nesse ínterim, alegam também que uma nota de tal valor ajudaria indivíduos e organizações criminosas a movimentarem grandes quantias de dinheiro ilícito e dificultaria o rastreio do mesmo.


Em contrapartida, o Banco Central esclarece em seu site que em fóruns internacionais sobre prevenção/combate à lavagem de dinheiro nos quais participou, discute-se meios de aumentar controles no uso do dinheiro em espécie. Tais medidas dificultaria o crimes acima citados. Ainda em seu site, o BC informa que é preciso atender a demanda da população ao mesmo tempo que combate as atividades ilícitas.


Elementos de segurança da cédula

A cédula adota medidas de segurança já existentes em notas da segunda família do real que são:


Numero que muda de cor:

Ao movimentar a nota verifica-se a mudança da cor azul para a verde e uma faixa brilhante que parece movimentar-se para cima e para baixo.


Marca d’Água:


Igualmente nas demais notas, a cédula de 200 reais tem a marca d’água com a imagem do lobo guará e o valor.


Número escondido:

A nota apresenta seu valor escondido, sendo possível visualiza-lo ao colocar a nota na horizontal e na altura dos olhos.


Alto relevo:

Em diversos pontos é possível sentir o alto relevo tanto na frente quanto no verso da cédula.


Ainda falando em segurança, o número de falsificações caiu 12% em 2019 em relação a 2018. Isso se dá devido aos itens de segurança implementados nas notas pois estes dificultam a falsificação.


Em conclusão, serão uma soma de 450 milhões de notas de 200 reais em circulação no mercado. Com o surto da pandemia por Covid 19, o brasileiro passou a guardar uma reserva em dinheiro consigo pois valores em especie representam maior segurança. Diante da diminuição da circulação de notas já utilizadas, o BC viu a necessidade de implementar a nova nota que já tinha um projeto feito anteriormente. Pensando na saúde financeira do país, o Banco Central agiu preventivamente. Em outras palavras, o fornecimento adequado de cédulas esta garantido, então prepare-se para conhecer a nova nota em breve.



GOSTARIA DE GANHAR DINHEIRO TODOS OS DIAS SEM SAIR DE CASA?