hábitos que te impedem de poupar dinheiro


 Seu objetivo é poupar dinheiro mas chega no final do mês e descobre que não sobrou nem um  real? Quer planejar uma viagem mas não consegue encaixar os custos no seu orçamento? Quer diminuir as despesas com cartão mas fica refém dele todos os meses? Saiba quais hábitos fazem seu dinheiro escoar neste artigo.


Hábitos prejudiciais a quem quer poupar dinheiro

Não cobrar quem te deve:

Emprestou dinheiro para um amigo ou familiar mas fica com vergonha de cobrar caso a pessoa não tenha realizado o pagamento? Saiba que este hábito te impede de ter dinheiro sobrando.


Do mesmo modo que a pessoa teve coragem de te pedir dinheiro emprestado no momento de dificuldade, tenha coragem de cobra-lo pois este valor fará diferença em seu orçamento, podendo até ser aplicado em algum investimento e virando renda.


Não pedir desconto:

Por mais que a maior parte dos bancos digitais ofereçam cashback, isso não quer dizer que você não deva pedir desconto. Cada valor economizado é um valor a mais em sua conta e no final você verá que estes valores fazem toda a diferença.


Esperar o melhor dia do cartão para comprar:


Certamente quem possui cartão de crédito já ouviu falar na melhor data de compra, este é um hábito ruim. A melhor data para compra é quando se tem dinheiro disponível para a compra. Isso não quer dizer que você não possa usar o cartão de crédito mas deixe para usa-lo quando for realmente necessário.


Fazer compras com fome:

Ir ao supermercado ou usar aplicativos de entrega de comida estando com fome é um hábito que, com toda a certeza te faz gastar mais. Comprovado em pesquisa, fazer estas compras estando com fome te faz ter desejos de comer diversos alimentos que no final das contas você não terá apetite para todos eles e muito desta compra acaba indo parar no lixo.


Não planejar a economia familiar:

Desperdiçar alimentos ou não economizar energia é mais um hábito que faz seu dinheiro escoar. Pode parecer pouco mas somados no decorrer do ano, esses desperdícios obtém uma quantia significativa, especialmente no momento atual onde os alimentos da cesta básica sofreram um aumento considerável.


Se sentir culpado por dizer não:

Se você realmente pretende que seu dinheiro sobre no final do mês, dizer não terá que fazer parte da sua rotina. Uma compra desnecessária como por exemplo, pedir uma pizza mesmo tendo comida pronta somente porque alguém esta com vontade de comer ou emprestar dinheiro para um amigo fazer uma compra que não é urgente, são comportamentos ruins para quem quer poupar dinheiro. Não faça as coisas somente porque você não sabe dizer não pois isso vai fazer seu dinheiro escoar.


poupar dinheiroNão transformar desejos em metas:

Estabelecer objetivos te ajuda a ter foco em poupar pois assim você terá uma meta para economizar. Um curso superior, uma viagem ou uma reforma no imóvel são exemplos de meta que podem te auxiliar a poupar dinheiro em nome de um objetivo.


Não aumentar o preço por mais de um ano (freelance):


Se você faz freelance, saiba que este deve sofrer reajustes de preço assim como o mercado realiza as deles. Com o passar do tempo, os preços sofrem reajustes e este reajuste também deve fazer parte do seus serviços. Não realizar esta adequação de preços podem levar a defasagem do seu orçamento.


Não investir:

Se você tem um dinheiro guardado em casa ou até mesmo na poupança, saiba que este hábito escoar sim seu dinheiro. Mesmo estando guardado, este dinheiro pode render muito mais do que ficar simplesmente parado. Se este é seu caso, estude as aplicações em investimentos de acordo com seu perfil para que estes valores rendam e te tragam muito mais renda.


Não dar valor ao dinheiro trocado:

Se você não da valor as moedas ou as notas de menor valor, saiba que somados no decorrer do tempo, você pode se assustar com a quantia que eles irão somar. Dê valor a cada dinheiro que estiver em sua conta ou em sua carteira pois estes são frutos do seu esforço e trabalho e tem sim, muito valor.


Querer o que todo mundo tem:

Cair nos modismos somente porque todo mundo usa ou tem é uma excelente forma de fazer seu dinheiro ir embora. Muito destes modismos não correspondem as suas necessidades e acabam caindo em desuso em pouquíssimo tempo e se tornando um belíssimo desperdício de dinheiro.


Falar do problema e esquecer da solução:

Você é ou conhece alguém que só foca nos problemas? Saiba que este hábito toma seu raciocínio e gasta sua energia desnecessariamente, portanto, gaste esta energia nas soluções e assim você irá raciocinar melhor e direcionar seus pensamentos nas maneiras de poupar dinheiro.



GOSTARIA DE GANHAR DINHEIRO TODOS OS DIAS SEM SAIR DE CASA?