3 Dicas para gerenciar melhor o seu dinheiro

imagem_2022-08-05_133504779

A gestão do dinheiro é um assunto complexo. Para muitos, o tema vem acompanhado de uma apreensão. Talvez você tenha adiado a poupança para a aposentadoria por muito tempo. Ou você pode estar preocupado por não ter um fundo de poupança de emergência.

Quaisquer que sejam suas preocupações, nunca houve um momento melhor para assumir o controle de suas finanças. É melhor começar com bons hábitos financeiros o mais rápido que puder.

Felizmente, temos 3 dicas de gerenciamento de dinheiro para ajudar você a começar.

1- Tenha conhecimento da sua prioridade de dinheiro

Antes de desenvolver um orçamento, você precisa definir prioridades. Se você pular essa etapa crítica, não estará comprando seu plano financeiro.

Você precisa se concentrar em alinhar seus objetivos financeiros com seus hábitos financeiros. Este foco é a coisa mais importante em sua vida agora. Você tem uma dívida de cartão de crédito que lhe dá apetite só de pensar? Pagar seu dinheiro pode ser sua prioridade número um

O Patrice Washington, uma autoridade em finanças pessoais, empreendedorismo e muito mais, recomenda que as prioridades financeiras estejam alinhadas com seus valores pessoais. “A maior categoria deve refletir o que é mais importante para você”, se você valoriza as viagens internacionais ou cuida do seu corpo. Você pode então restringir as outras categorias para “economizar com capacidade total” para suas prioridades reais.

Talvez seja um casamento ou férias que você queira salvar. Ou talvez você queira construir um fundo de emergência para não “atravessar um riacho sem remo” quando seu carro precisar de uma revisão no motor ou seu animal de estimação precisar de uma cirurgia.

Seja o que for que mais o preocupe, faça disso sua prioridade, pelo menos desde o início.

5-dicas-para-gerenciar-melhor-o-seu-dinheiro

2- Determine seu gasto mensal

Como diz o ditado, “onde há medição, há gestão”. Como você administra seu dinheiro sem saber sua renda mensal? Se você não tiver um número específico, determine sua renda mensal após impostos. Isso é mais fácil se você for um empregado assalariado com um salário fixo. Freelancers podem ter que estimar sua renda mensal.

Depois de ter um número, adicione qualquer dinheiro extra. Talvez você cuide das crianças ocasionalmente, ou administre um blog que gere receita publicitária ou organize aulas semanais de fitness. Qualquer que seja a renda extra que você ganhe, adicione-a ao seu pagamento mensal para levar para casa.

Da mesma forma você irá conseguir gerir melhor de onde vem e para onde vai os seus investimentos.

3-dicas-para-gerenciar-melhor-o-seu-dinheiro

3- Acompanhe como você gasta seu dinheiro

Hora de ser um detetive com suas próprias finanças. Para obter uma visão completa de seus hábitos de consumo, você precisa fazer uma análise financeira de si mesmo. Se parecer esmagador, limite-se ao valor de um mês de despesas.

Retire seus extratos de cartão de crédito, contas residenciais e de serviços públicos, extratos bancários (incluindo saques em caixas eletrônicos) e quaisquer registros de pagamento eletrônico, como Venmo ou PayPal. Abra uma planilha ou pegue uma caneta e papel antiquados – é hora de contar suas despesas.

Isso ajuda a categorizar quando você está analisando seus gastos. Por exemplo, você pode sinalizar compras como necessidade, desejo ou poupança/dívida. Como alternativa, você pode obter mais detalhes e adicionar categorias como entretenimento, custos de alimentação, viagens e transporte.

imagem_2022-08-05_133422948

Por fim, essas são as 3 dicas para gerenciar melhor o seu dinheiro. De acordo com estudos, se aplicado cada uma dessas regras regulamente, definitivamente você irá conseguir gerir melhor seus gastos.
Veja também: 03 DICAS PARA MUDAR SUA VIDA PARA MELHOR